Terapia por Ondas de Choque

Minha foto
Recife, Pernambuco, Brazil
Medico especialista em Ortopedia e Traumatologia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia SBOT, Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo e Sociedade Brasileira de Terapia por Ondas de Choque. GOT GRUPO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Recife PE

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011


A Terapia por Ondas de Choque é realizada através de ondas sonoras de alta energia que são focadas na região a ser tratada e através de sua pressão realiza quebra de calcificações, regenerando a circulação local e melhorando as inflamações crônicas.
É indicado para pacientes que já tentaram outros tratamentos (fisioterapia, infiltração, acunputura) e não conseguiram curar sua doença.
Esta terapia já é utilizada no Brasil há mais de 10 anos , com resultados positivos acima de 70 % nos pacientes tratados.
Veja nas outras postagens os detalhes sobre cada patologia que pode ser tratada com a Terapia por Ondas de Choque.

Lesões nos Esportes

É grande o número de pessoas atualmente praticando exercícios. Se por um lado melhora-se a qualidade de vida, por outro aumentam as lesões decorrentes da atividade física . Os movimentos repetitivos levam a uma sobrecarga das estruturas músculo-esqueléticas, que chegam ao limite, gerando o processo inflamatório e a dor, que passa a interferir inclusive nas atividades diárias do indivíduo e não só na prática esportiva. As tendinites são provavelmente as lesões ortopédicas mais frequentes relacionadas ao esporte , seguida de perto pelas lesões musculares. Nos corredores , são frequentes as tendinites no tendão de Aquiles e a dor no calcanhar conhecida como fasciíte plantar.

Mesmo com preparo físico melhor que o da população normal, os atletas profissionais não estão livres dessas lesões. Utilizada experimentalmente em Olimpíadas e nos Jogos Panamericanos, a terapia por Ondas de Choque vem ajudando atletas profissionais a manterem suas marcas durante competições exaustivas, inclusive sendo liberada por não usar substancias que poderiam ser consideradas como doping.

Trigger points / Pontos gatilho miofasciais

Os trigger points ou pontos gatilho (PG) são áreas endurecidas de fibrose  que podem acometer diversos músculos em várias regiões do corpo e atualmente são uma queixa frequente nos consultórios de Ortopedia e Reumatologia. Estes pode ser ativos , com dor espontânea , e latentes , que doem quando pressionados.
Muitas das queixas relacionadas a cefaléia tensional, dores no pescoço e nas costas podem estar diretamente relacionados à presença de pontos gatilho miofasciais que devem ser inativados para alívio dos sintomas.
 As formas tradicionais de tratamento com fisioterapia, acunputura além de correções de má postura podem resolver o problema. Nos casos resistentes, a Terapia por Ondas de Choque radial vem apresentando bons resultados no tratamento da dor de origem miofascial.